terça-feira, 30 de julho de 2013

O Candidato face aos jovens

Num encontro no Auditório do Instituto Nacional do Cinema, entre o nosso candidato à liderança do PAIGC e uma plateia de mais de uma centena de jovens militantes oriundos das bases do partido, a corrente passou muito bem. O assunto central da reunião foi a apresentação do projecto  político do engenheiro Simões Pereira para o PAIGC e do seu Colectivo de Apoio, “o nosso projecto”, como assinalou o candidato. 

A juventude do partido tem sido a reserva ideológica e combativa do PAIGC?  Foi com esta questão que Domingos se dirigiu logo de entrada à assistência, bastante atenta às suas palavras.  E foi o próprio candidato a responder que não, e indicou que devolver à JAAC a missão que lhe foi confiada na luta é um dos desafios que o partido tem que enfrentar, para garantir uma boa-governação.

“Não podemos ser comodistas. Temos que transformar em vantagens dois grandes problemas da juventude – a sua aspiração de progredir, de viver melhor, e a sua capacidade, vontade e energia para lutar pela realização dessas aspirações - para tirar proveito de todo o potencial e activismo que possuem”

“Não há outro caminho”, martelou o engenheiro, a não ser o da superação e do conhecimento, “para se adquirir a capacidade de fazer a melhor escolha para si próprio”. Os aplausos suscitados por estas ideias revelaram que a mensagem atingiu o alvo, sobretudo depois do orador prometer organizar o ensino para dar pelo menos um refeição aos alunos, como antigamente, e acabar com as barracas. Contudo, sublinhou que o professor, estimulado e valorizado, tem de ser a “figura de proa” das mudanças que pretende para o sector educativo, e que deve incluir também a adopção de um currículo escolar em função dos objectivos que preconiza, e que conta também com o insubstituível papel da família.

 Depois da sua intervenção, o candidato passou o microfone ao seu auditório, o que contribuiu para transformar a sessão num diálogo fecundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário