segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

20 de Janeiro – dia dos heróis nacionais




Hoje repete-se uma tradição importante na história do PAIGC e da Guiné-Bissau. A data do assassinato de Amílcar Cabral, 20 de Janeiro de 1973, é celebrada como o dia dos heróis da luta armada de libertação. Uma importante efeméride na história da independência nacional e portanto da Guiné-Bissau. O desejável seria que, passados 41 anos, se celebrasse junto, a concretização dos ideais porque lutaram e morreram tantas mulheres e homens e pelos quais muitos combatentes de então continuam hoje empenhados. Contudo, apesar da avaliação globalmente difícil, é de saudar que num ambiente carregado de pressão e mesmo alguma tensão face aos vários desafios que ambos, o PAIGC e o país, enfrentam, seja possível cumprir um programa delineado e preenchido de actos simbólicos, como a romaria e deposição de corroa de flores, palestras alusivas e outros.

Vamos todos então desejar que a alma de tão ilustres cidadãos e heróis iluminem os nossos espíritos e nos permitam convergir numa comunhão de propósitos e na missão de salvar o nosso glorioso partido e com ele promover uma Guiné-Bissau bem melhor, aonde reine a paz e a tranquilidade.

Que a próxima celebração do 20 de Janeiro aconteça com um PAIGC reconciliado, unido e coeso e já no exercício do poder, outorgado nas eleições gerais. Que seja então um momento de reconhecimento do passado heróico da luta de libertação; da reafirmação no presente do compromisso de construção de uma sociedade justa e desenvolvida, conferindo aos sobreviventes o mérito e a distinção que merecem e; que se olhe para o futuro com realismo e confiança.

Que as celebrações mantenham a tradição mas também incluam novos elementos tais como: a reabilitação e a visita dos espaços em que esses marcos históricos se produziram; o lançamento de obras alusivas, sobretudo com base nas testemunhas dos combatentes que viveram esses momentos; e a projecção do futuro de modernidade e desenvolvimento capaz de cativar e mobilizar a nova geração e a grande maioria da população.

Votos de celebrações marcadamente reflectidas!

Viva o 20 de Janeiro!

Paz e glória aos heróis e mártires da luta de libertação nacional!

Viva o PAIGC!


Viva a Guiné-Bissau!

Sem comentários:

Enviar um comentário